Cáceres, no Mato Grosso do Sul, é a imagem do paraíso para amantes da pescaria em água doce. Conhecida como Princesinha do Paraguai foi fundada em 1778 para defesa e incremento da fronteira sudoeste de Mato Grosso. Com pouco mais de 90 mil habitantes, está distante 215 quilômetros de Cuiabá.

Rio do Pantanal MS

Clima

Para os turistas, basta saber que existem duas estações bem definidas: o inverno, que é seco e vai de maio a setembro; e o verão chuvoso de outubro a abril. A temperatura média anual é de 24 graus, mas já ocorreu de chegar aos 40 e próxima a zero pela manhã. Turistas de primeira viagem devem levar ao menos um casaco para se protegerem das bruscas mudanças de temperatura.

Opções

Existem diversas opções para pescaria e banho nas praias de rio. As mais conhecidas são a Praia do Daveron, bem no centro da cidade, a do Julião – cinco minutos de barco do centro – e a praia da Baia da Palha – 15 minutos de barco.

Além de banho é possível pescar e acampar. É um ótimo passeio para levar os filhos e conseguir aquele tempo juntos, que toda família precisa, sem internet ou videogame.

Se não quiser acampar, o turista pode optar por uma das inúmeras chácaras, hotéis e pousadas na beira do rio Paraguai e apenas relaxar e desfrutar do Pantanal.

Pássaros no Pantanal

Barcos

Outra opção, para quem quer realmente algo diferente, é contratar um pacote com os inúmeros barcos que partem do porto de Cáceres e navegam pelo rio Paraguai. Você tem a opção de ficar sete dias no rio, só pescando, com tudo incluso no preço (comida, bebida e hospedagem).

História

Não esqueça também que Cáceres tem mais de 200 anos e existem deslumbrantes fazendas histórias para serem descobertas. A Fazenda Jacobina, por exemplo, tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual, foi a base de formação da cidade. Chegou a hospedar Francisco Sabino Vieira, líder da Guerra da Sabinada (1837 a 1838). Ele ficou exilado na fazenda até sua morte em 1846. A Fazenda Jacobina conserva os casarões no estilo Colonial do século 18. É um passeio rico em histórias e ótimo para fotos.

Descubra o Pantanal com a BTG Viagens.

 

Bob Escobar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *