Manaus é sofisticada e hospitaleira. Tem monumentos históricos e conjuntos arquitetônicos únicos. Some a tudo isso o fato de a capital do Amazonas ser a porta de entrada da maior floresta tropical do mundo e está feito o convite para férias inesquecíveis. A BTG Viagens tem pacotes perfeitos para você aproveitar tudo que a Floresta tem a oferecer.

A cidade possui uma vasta oferta de possibilidades de lazer, como bares, restaurantes, casas noturnas, teatros, museus, centros culturais, parques ambientais, praias e balneários, além de opções de compras em shoppings e lojas especializadas.

Para os admiradores de óperas e shows eruditos, o Teatro Amazonas reserva diversas montagens, como o Festival Amazonas de Ópera, de abril e até o fim de maio, e o Festival Internacional de Jazz, realizado na segunda quinzena de julho. O teatro é símbolo da época áurea da borracha no Brasil.

Ecoturismo

Mas se você decidiu ir a Manaus certamente espera por horas de ecoturismo. Comece com uma viagem de barco – aqui quase tudo é feito de barco – para assistir ao espetáculo natural provocado pela confluência das águas escuras do rio Negro com as águas pardas do rio Solimões, que se juntam para formar o rio Amazonas.

O ecoturismo pode ser praticado no Amazonas o ano todo. Além das caminhadas na floresta, do passeio de canoa nas trilhas aquáticas, observando a beleza da natureza e os que vivem nela, o turista ainda usufrui da convivência com o homem da floresta.

A prática do ecoturismo no Amazonas é realizada na Reserva de Desenvolvimento de Mamirauá, em Tefé; na Aldeia dos Lagos, em Silves; na Comunidade de Ubim e Piranha, em Manacapuru; e nas comunidades de Janauary, Paricatuba e Acajatuba, em Iranduba.

Outra opção interessante é a Etnotrilha do Selvagem, implantada aproveitando os caminhos utilizados pelos indígenas da comunidade Beija-Flor para caça e pesca. O visitante, durante a caminhada, experimenta sensações exploradas pelos seus sentidos; o olfato, por meio dos aromas da floresta; do tato, pelo toque dos troncos úmidos das árvores e contato com as diferentes texturas das folhas; da audição, pelos sons emitidos pela fauna; o sentido da visão, através da profusão de diferentes tonalidades do verde; o paladar, através do sabor da gastronomia indígena que tem nos peixes, na farinha de mandioca e nas formigas, os principais ingredientes.

A Etnotrilha do Selvagem possui 1.100 m de extensão e deve ser feita com acompanhamento de um condutor local e dura em média trinta minutos.

 

Cuidados

A temperatura no Amazonas varia de 26°C à 30°C, mas a alta umidade faz com que a sensação térmica seja muito superior. A estação das chuvas, considerada inverno, é de dezembro a junho, e o verão é de julho à novembro. É sempre indicado o uso de protetor solar e repelente de insetos.

Por precaução, um anti-alérgico é recomendado para os alérgicos a picadas de insetos. Roupas leves e confortáveis, como bermudas e camisetas, calças de verão, tênis ou calçados para caminhadas, sandálias, roupas de banho, óculos de sol, capa de chuva leve e chapéu ou boné.

Bob Escobar – Click Viajar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *