Um roteiro com as casas mais criativas da cidade

Paris inspirar o que há de mais criativo nas pessoas é algo absolutamente normal, esperado até. Como pouquíssimas outras, é uma cidade que sabe celebrar a arte, a história e a arquitetura. Referências para isso não faltam, dada, por exemplo, a grande quantidade de livrarias da metrópole. Preparamos um roteiro básico, com as sete melhores livrarias onde se pode garimpar publicações sobre os assuntos que Paris respira – arte, design, arquitetura e mais.

1. Na Artazart Design Bookstore os livros versam sobre design, paisagismo, grafismo, webdesign, fotografia, street art e até origami. Esta livraria super descolada fica à beira do canal Saint-Martin. (Endereço: 83, Quai de valmy – 75010)

2. A Shakespeare and Company é especializada em livros em inglês. Embora o nome seja histórico e famoso, esta não é livraria onde os grandes escritores –  como Ezra Pound, Ernest Hemingway, James Joyce e Ford Madox Ford – se encontravam nos anos 1920. A Shakespeare and Company original, de Sylvia Beach, fechou em 1941. A livraria da qual falamos foi aberta em 1951 em outro endereço – o nome é apenas uma homenagem. Em termos de assuntos, lá tem de tudo um pouco, dos livros comuns às raridades. No local também acontecem workshops e leituras de obras abertas ao público. (Endereço: 37, rue de la Boucherie – 75005)

3. A editora de arte alemã Taschen surgiu nos anos 1980 e hoje é mundialmente conhecida. A sua livraria, no coração de Saint-Germain-des-Prés, faz um sucesso imenso ao exibir livros com dimensões exageradas e edições limitadas – assim como os seus preços, que também variam do exagerado ao “limitado”. Fotografia, cinema, moda, arquitetura e lifestyle são categorias em destaque desta editora que sempre primou por popularizar veios das artes menos conhecidos. É difícil escolher um só livro da Taschen no qual investir. (Endereço: 2, rue de Buci – 75006)

4. A unidade da Eyrolles no boulevard Saint-Germain tem um espaço dedicado às artes manuais: costura, tapeçaria, mosaico, origami, patchwork e masking tape, a nova arte de criar desenhos com fitas adesivas coloridas. Os livros que se encontram ali são de muitas categorias, como informática, artes gráficas, fotografia, ciências, direito, arquitetura e empreendedorismo. Tudo muito variado. A casa possui várias filiais espalhadas Paris adentro. (Endereço: 61, boulevard Saint-Germain – 75005)

5. Para quem curte a sétima arte, a livraria ideal é a Cine Reflet, que vende de livros e revistas a cassete e DVD. Um ponto alto é a seleção de pôsteres de filmes espalhada pelas paredes. É o paraíso dos cinéfilos. (Endereço: 14, Rue Monsieur-le-Prince – 75006)

6. Librairie Gourmande, especializada em livros de gastronomia, é o canal para cozinheiros profissionais e amadores descobrirem os segredos de culinária regional francesa. Claro, além disso, o acervo traz publicações sobre as comidas de todo o mundo. Esta livraria é considerada a meca dos livros gourmet de Paris. (Endereço: 92/96, Rue Montmartre – 75002)

7. Se o assunto é arquitetura e design, a Librerie du Moniteur tem tudo o que se puder imaginar em termos de publicações especializadas. São três unidades na cidade, sendo uma delas localizada na Cité de l’Architecture. (Endereço: 1 place du trocadéro et du 11 novembre – 75016)

 

Fonte: Casa Vogue

 

1 Comentário

  1. Marvelous, what a weblog it is! This website gives valuable facts to us, keep it up.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *