Jaipur é a capital e a maior cidade do Rajastão, estado indiano com forte apelo turístico. Foi construída no século XVIII por Sawai Jai Singh como a primeira cidade planejada da Índia. Jaipur é parte do mais fomoso roteiro turístico do país, o chamado “Triângulo Dourado”, formado pela capital Delhi e por Agra, cidade do Taj Mahal. Ela abriga várias atrações como City Palace, O Palácio dos Ventos, Amber Fort, entre outras fortalezas. Ela também serve como um trampolim para os viajantes que se dirigem para as cidades de deserto como Jodhpur e Jaisalmer.

Jaipur é muitas vezes chamada de “Cidade Rosa”, em referência aos seus edifícios coloridos, que foram originalmente pintadas esta cor para imitar a arquitetura de arenito vermelho de cidades de Mughal. Já a repintura dos edifícios foi realizada para a visita do príncipe de Gales em 1876.

Como chegar

Para chegar até a Cidade Rosa, existem trens e aviões diários vindos das principais cidades da Índia como Delhi e Mumbai. Além disso, da capital encontra-se ônibus para Jaipur a cada 30 minutos. Vale ressaltar que Jaipur é conhecida pela fabricação de tecidos e joias, sendo um importante um ponto de compras.

Principais Pontos Turísticos:

City Palace

Um lindo palácio habitado durante séculos por marajás, onde ainda hoje algumas áreas são reservadas somente para a realeza que, apesar de não ter mais poder político, ainda está presente nas cidades do Rajastão. Porém, museus de armas, carruagens antigas, roupas e joias, e o salão real estão abertos à visitação.

Jantar Mantar

Este património mundial da UNESCO é o maior dos cinco observatórios astronômicos construídos pelo Marajá Jai Singh durante o período de 1727-1734 no norte da Índia. O observatório é composto por 14 principais dispositivos geométricos para medir o tempo, prever eclipses, seguindo estrelas em suas órbitas, determinar as declinações dos planetas e determinar a altitudes, etc.

Hawa Mahal

O Palácio dos Ventos foi construído em 1799 como parte do City Palace. Seu objetivo era permitir que as senhoras da realeza pudessem observar a vida cotidiana na rua abaixo sem serem vistas. É uma estrutura de cinco andares de arenito de tom rosado com mais de 950 janelas. A brisa circula através dessas janelas que dão o palácio seu nome.

Jahal Mahal

Conhecido como o Palácio das Águas, no caminho para o Amber Fort. Um palácio posicionado no centro do lago Man Sagar, nos moldes do Jig Niwas em Udaipur. É muitas vezes seco no inverno, e cheio novamente pelas monções de verão transformando-se em um belo lago.

Amber Fort

Uma imensa e charmosa fortaleza localizada em uma montanha, onde se pode encontrar dezenas de elefantes que te levam até o topo. Se preferir, é possível subir caminhando, e fazer o tour de elefante pelas ruas da cidade. Lá também acontece durante a noite o “Amber Fort Light and Sound Show”, um espetáculo de luz e som onde os visitantes tem a oportunidade de escutar a narração da história do Estado.

Fonte: Nosso Rumo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *