Ao optar por passar as férias de inverno em Ouro Preto e região saiba que existem três grandes roteiros para curtir essa Minas Gerais imperial. A cidade é declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas e uma das mais visitadas no Brasil.

O roteiro mais óbvio e nem por isso menos interessante é caminhar até perder a noção do tempo pelas ruas e ruelas históricas de Ouro Preto. São literalmente centenas de atrações seculares: de igrejas magnificamente ornamentadas como a Matriz Nossa Senhora do Pilar com 400 quilos de ouro na decoração ou a arte, expressa em toda cidade e apresentada ao mundo por Aleijadinho.

Opte também em conhecer as belezas naturais da região. No inverno, as temperaturas são amenas, entre 10 e 25 graus. Tire um dia para conhecer a região de Lavras Novas. A localidade guarda um pedaço do tempo do Império, mas com a diferença que agora está bem servida de pousadas e restaurantes que despontam no relevo montanhoso.

Contrate um guia local para aproveitas todos os encantos da região. Peça a ele para fazer uma parada especial: na cachoeira do Rapel, com mais de 200 metros de queda. Se estiver calor, experimente um banho refrescante. Mas não fique apenas por aí. Existem dezenas de outras cachoeiras menores, boas para desfrutar com toda a família.

Ainda para aproveitar as belezas naturais, visite o Parque Nacional do Itacolomi. O nome veio do tupi guarani e significa “a pedra e o menino”. Isso porque os índios viam o pico do parque como um “filhote” da montanha. A região foi o cenário do famoso ciclo do ouro em Minas Gerais. Estar por lá é como voltar as aulas de história, só que ao vivo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E por fim, tudo acaba em festa. Junho e julho são palcos de animadas festanças de São João. Muita fogueira e comida da melhor qualidade. Se estiver na cidade na semana de 12 a 17 de junho aproveite ainda para participar da Mostra de Cinema de Ouro Preto, a Cineop. E no dia 13 de junho anime-se na Festa de Santo Antônio, no distrito de Santo Antônio do Salto.

Em julho, a programação é especial em comemoração ao aniversário da cidade, do dia 1 ao 8. E de 7 a 28 de julho ocorre o famoso Festival de Inverno, com atividades artísticas e culturais, oficinas, palestras etc.

Ouro Preto é um dos principais destinos turísticos de Minas. E para curtir ainda mais, melhor deixar tudo nas mãos da BTG Viagens.

 

Bob Escobar – Click Viajar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *